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Coluna Vertebral – Hipercifose: O que é e como tratar?

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A cifose, vulgarmente chamada de corcundez (a pessoa afetada sendo popularmente chamada de “corcunda”), é definida como um aumento anormal da convexividade anterior da coluna vertebral, sendo as causas mais importantes dessa deformidade, a má postura e o condicionamento físico insuficiente.

A coluna saudável

A Coluna Vertebral é formada por quatro curvas fisiológicas: lordose cervical, cifose torácica e lordose lombar e cifose sacral.

Hipercifose

A hipercifose é a curvatura aumentada da região torácica. Seus tipos podem ser flexível (muscular) ou rígida (estrutural).

Veja algumas dicas para combater a hipercifose:

Nado de Costas
Embora a natação seja válida como atividade aeróbica, é a modalidade do nado de costas que irá trabalhar os músculos de maneira altamente eficiente. Com a movimentação dos braços para empurrar o corpo para frente, a pessoa alonga toda a cadeia de músculos anteriores, ou seja, os peitorais, e fortalece os músculos das costas. Isso contribui para uma postura melhor.

Remo
Assim como o nado de costas, a força realizada para puxar a água fortalece os músculos peitorais e coloca os ombros no lugar. O remo também é muito indicado por estimular a resistência física, melhorar a flexibilidade e oferecer baixo risco de lesões.

Flexões
Esse exercício, ao contrário do que muitos pensam, não trabalha apenas os braços. Segundo Marco Franzoi, ao elevar o corpo apoiado nos braços, a musculatura superior também é trabalhada. Isso é importante para portadores da cifose dorsal aumentada, já que a correção da postura depende de um bom trabalho da musculatura anterior.

RPG – Reeducação Postural
A Reeducação Postural Global (RPG) é uma das técnicas mais indicadas para quem tem hipercifose, já que ela, como o próprio nome indica, realiza um trabalho progressivo de reeducação da postura.

O acompanhamento de um profissional da área é fundamental, que poderá indicar exercícios a serem feitos, inclusive, em casa.

Pilates
Esse método também funcionará como uma reestruturação postural, assim como o RPG. No entanto, o diferencial do pilates é o ganho da consciência corporal – fundamental para o processo de alinhamento da coluna.
Existem muitos exercícios voltados à melhoria da hipercifose, como um que utiliza um bastão. Em todos eles, o objetivo é alongar a musculatura do peito e fortalecer a das costas.

O diferencial do pilates é o desenvolvimento da consciência corporal. Ela é conseguida por meio dos exercícios, sempre realizados com calma, de modo que o aluno perceba bem o movimento realizado. É essa consciência que ajudará quem sofre de hipercifose a alinhar sua coluna.

Espreguiçar-se
O ato de se espreguiçar já é relaxante e prazeroso. Quem sofre de hipercifose pode abusar ainda mais desse movimento. Como, em geral, quem tem a cifose dorsal aumentada tem os músculos das costas mais retraídos, espreguiçar-se ajuda a alongá-los.

Dra. Carla Odoni

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